Programa
de Formação de Professores da FACED/UFBA
UNIVERSIDADE
FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE
DE EDUCAÇÃO
800 horas vinculadas ao exercício profissional
Geral: 350h
Atividade Curricular Temática: 170h
Atividade Curricular em Exercício: 70h
Atividade Curricular de Registro e Produção: 70h
COMPONNETES |
CICLO I2004.2 |
CICLO II2005.1 |
CICLO
III
2005.2 |
CICLO IV2006.1 |
CICLO V2006.2 |
CICLO VI2007.1 |
Atividade Curricular Temática |
170 |
170 |
170 |
170 |
170 |
170 |
Atividade Curricular de Registro e Produção |
70 |
70 |
70 |
70 |
70 |
70 |
Atividade Curricular em Exercício |
70 |
70 |
70 |
70 |
70 |
70 |
Atividades a serem integralizadas em quaisquer dos três tipos supra |
90 |
90 |
90 |
90 |
90 |
90 |
CICLO I – 2004.2
INÍCIO: 02.08.2004
TURNO: Vespertino
HORÁRIO: 14 ÀS 18H
Palestras: 5 X 4h = 20h (uma palestra para cada eixo articulador)
EIXO I Temática – 68h Exercício – 40h Registro – 40h Total – 154h + 4h |
EIXO IV Temática – 162h Exercício – 20h Registro – 38h Total – 220h + 4h |
EIXO II Temática – 40h Exercício – 30h Registro – 38h Total – 108h + 4h |
EIXO V Temática – 70h Exercício – 20h Registro – 18h Total – 108h + 4h |
EIXO
III Temática – 184h
Exercício – 100h Registro – 38h Total – 322h + 4h |
Total de Oferta para o Ciclo I 947h |
Seminário de Abertura |
|||||
Código |
CH |
Vagas |
Professor |
Período |
Horário |
|
15h |
100 |
Mary Arapiraca Coordenadores de Eixos Orientadores |
02 a 04/08 |
14 às 18h |
EIXO
ARTICULADOR: Educação e Conhecimento ao Longo da História
|
|
|||||
Atividade Curricular Temática |
|
|||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
Palestra: Lazer, Cinema e Educação na Bahia Discussão: Lazer, Cinema e Educação na Bahia |
|
04
04 |
100 |
Raimundo Nonato da Fonseca Orientadores |
05/08 14 às 18h 06/08 14 às 18h |
|
Leitura Fílmica I |
|
04 |
100 |
Menandro Ramos Orientadores |
|
|
Oficina de Lazer |
|
30 |
100 |
Bernadete Porto César Leiro |
|
|
Conversando sobre Cinema |
|
30 |
100 |
Menandro Ramos Guido Araújo |
|
|
Atividade Curricular em Exercício |
|
|||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
Viagem de Estudo/ Aulas Passeio |
|
20 |
100 |
Menandro Ramos Orientadores |
|
|
Grupo de Estudos Históricos I |
|
20 |
100 |
Irene Tavares Orientadores |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atividade Curricular de Registro e Produção |
|
|||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
Produção de Leitura Fílmica |
|
08 |
100 |
Orientadores |
|
|
Memorial |
|
10 |
100 |
Orientadores |
|
|
Livre |
|
08 |
100 |
Orientadores |
|
|
Produção científica |
|
20 |
100 |
Orientadores |
|
EIXO ARTICULADOR: Educação e Práticas de Ensino, Pesquisa
e Extensão |
|
|||||
Atividade Curricular Temática |
|
|||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
Palestra: Gestão de Responsabilidade Social
|
|
04
|
100 |
Luzânia Barreto Rodrigues |
10/08 14 às 18h |
|
Seminário: Relato de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão |
|
20 |
100 |
Márcea Sales Orientadores |
|
|
Oficina de Projetos Escolares |
|
08 |
100 |
Coordenador do Eixo Orientadores |
|
|
Oficina de Projetos Sociais |
|
08 |
100 |
Álamo Orientadores |
|
|
Leitura Fílmica II |
|
04 |
100 |
Orientadores |
|
|
Atividade Curricular em Exercício |
|
|||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
Oficina de Projetos de Pesquisa e Atuação |
|
30 |
100 |
Coordenador do Eixo Orientadores |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atividade Curricular de Registro e Produção |
|
|||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
Livre |
|
08 |
100 |
Orientadores |
|
|
Memorial |
|
10 |
100 |
Orientadores |
|
|
Produção Científica |
|
20 |
100 |
Orientadores
|
|
EIXO
ARTICULADOR: Educação e Linguagens
|
|
|||||||||
Atividade Curricular Temática |
|
|||||||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
||||
Palestra: Educação e Linguagens – TODO RISCO
|
|
04
|
100
|
Damário da Cruz
|
09/08 14 às 18h
|
|||||
Oficina: Todo Risco Literatura |
|
30 |
100 |
Maíta Andrade Eliete Santana |
|
|||||
Oficina: Todo Risco Matemática |
|
30 |
100 |
Antonio dos Santos Filho Zuleica Rios |
|
|||||
Oficina: Todo Risco Tecnologia
|
|
30 |
100 |
Jamile
Borges Nelson
Pretto |
|
|||||
Oficina: Todo Risco Ciência |
|
30 |
100 |
João Batista Antonieta Rizzo |
|
|||||
Oficina:
Todo Risco Artes Visuais
|
|
30 |
100 |
Menandro Ramos Orientadores |
|
|||||
Oficina:
Todo Risco Letramento |
|
30 |
100 |
Liane Araújo Mary Arapiraca |
|
|||||
Leitura
Fílmica III |
|
04 |
100 |
Orientadores |
|
|||||
Atividade Curricular em Exercício |
|
|||||||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
||||
Grupo de Estudos Literários I |
|
20 |
100 |
Maíta Andrade Orientadores |
|
|||||
Grupo de Estudos Matemáticos I |
|
20 |
100 |
Antonio Santos Filho Orientadores |
|
|||||
Grupo de Estudos Científicos I |
|
20 |
100 |
Antonieta Rizzo Orientadores |
|
|||||
Grupo de Estudos Geográficos I |
|
20 |
100 |
Márcea Sales Orientadores |
|
|||||
Cartografando a Cidade a partir da Própria Escola |
|
20 |
100 |
Márcea Sales |
|
|||||
|
|
|
|
|
|
|||||
Atividade Curricular de Registro e Produção |
|
|||||||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
||||
Livre |
|
08 |
100 |
Orientadores |
|
|||||
Memorial |
|
10 |
100 |
Orientadores |
|
|||||
Produção Científica |
|
20 |
100 |
Orientadores |
|
|||||
EIXO
ARTICULADOR: Educação e Práticas Docentes
|
|
||||||||
Atividade Curricular Temática |
|
||||||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
|||
Palestra: E Foram/São Tantos os Professores [1]
|
|
04
|
100
|
Teresinha Fróes Burnham
|
16/08 14às 18 |
||||
Curso: Teorias de Currículo |
|
30 |
100 |
Roberto Sidnei |
|
||||
Curso: Metodologias de Ensino |
|
30 |
100 |
Antonieta Tourinho Bernadete Porto |
|
||||
Curso: O Ensino de Língua Portuguesa em Verso e Prosa |
|
30 |
100 |
Dinéa Muniz |
|
||||
Seminário: Tecnologias |
|
20 |
100 |
Menandro Ramos |
|
||||
Oficina: Eu Professor(a) Pensando a Prática Pedagógica |
|
20 |
100 |
Lícia Beltrão Liane Araújo |
|
||||
Leitura Fílmica IV |
|
04 |
100 |
Orientadores |
|
||||
Oficina: Inter/trans/multidisciplinaridade |
|
08 |
100 |
Jamile Borges |
|
||||
Grupo de Estudos sobre Tecnologias e Educação |
|
20 |
100 |
Menandro Ramos |
|
||||
Atividade Curricular em Exercício |
|
||||||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
|||
Atividade de Campo: Convivendo em outros espaços |
|
20 |
100 |
Jamile Borges |
|
||||
|
|
|
|
|
|
||||
Atividade Curricular de Registro e Produção |
|
||||||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
|||
Livre |
|
08 |
100 |
Orientadores |
|
||||
Memorial |
|
10 |
100 |
Orientadores |
|
||||
Produção Científica |
|
20 |
100 |
Orientadores |
|
||||
EIXO
ARTICULADOR: Educação e Políticas Públicas
|
|
|||||||||||
Atividade Curricular Temática |
|
|||||||||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
||||||
Palestra: Recursos Públicos – Uso, Conhecimento e Valorização Discussão Palestras 2, 3, 4, e 5 |
|
04
04 |
100
100 |
Silvestre Ramos
Orientadores |
12/08 14 às 18h 13/08 14às 18h |
|||||||
Educação: Preservação ou Ruptura |
|
04 |
100 |
Nelson Pretto, Iracy Picanço e Márcia Pontes |
|
|||||||
Oficina: Cidadania em Textos On-line |
|
30 |
100 |
Menandro Ramos e Mary Arapiraca |
|
|||||||
Seminário: O Dito e o Maldito na LDB |
|
20 |
100 |
João Batista Coordenador do Eixo Orientadores |
|
|||||||
Leitura Fílmica V
|
|
04 |
|
Menandro Ramos Orientadores |
|
|||||||
Mostra e Leitura de Documentos Histórico |
|
08 |
100 |
Jamile Borges Orientadores |
|
|||||||
Atividade Curricular em Exercício |
|
|||||||||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
||||||
Inventário dos recursos existentes nas escolas |
|
20 |
100 |
Orientadores |
|
|||||||
|
|
|
|
|
|
|||||||
Atividade Curricular de Registro e Produção |
|
|||||||||||
Nome |
Cód |
CH |
Vagas |
Professor(a) |
Período/Horário |
|
||||||
Livre |
|
08 |
100 |
Orientadores |
|
|||||||
Memorial |
|
10 |
100 |
Orientadores |
|
|||||||
|
|
|
|
|
|
|||||||
[1] Será utilizado um texto-pretexto “Foram muitos os professores” de Bartolomeu Queiroz para estimular nos professores cursistas uma atitude especulativa acerca de sua própria formação.