1. EIXO ARTICULADOR
– Educação e Conhecimento ao Longo da História
Atividade Curricular Temática
Seminário
de Abertura
O projeto e
suas características curriculares. Temas das atividades curriculares
e suas relações com os eixos articuladores. Inscrição nas atividades
curriculares elencadas.
Palestra:
Lazer, Cinema e Educação na Bahia
Exame da modernidade
enquanto um projeto inconcluso e amplo, de conotações culturais, estéticas,
sociais, raciais, políticas e educacionais. Seus reflexos na construção das políticas
educacionais e políticas públicas na Bahia e no Brasil.
Leitura Fílmica I
A
linguagem videográfica, considerações sobre a leitura crítica da imagem.
Exibição e discussão do vídeo “Raízes do Brasil”
Oficina de Lazer:
Dimensões ética,
estética e lúdica na formação do professor, compreendendo que o ato
pedagógico só se produz em um ambiente que permita, àqueles envolvidos
no processo, re-significar a dimensão da aprendizagem para além da esfera
da cognição, implicando ainda uma subversão nas maneiras tradicionais
de ensinar e aprender.
Conversando sobre Cinema
A
construção da linguagem cinematográfica e os principais movimentos estéticos
do cinema. O cinema no contexto da pedagogia e da indústria cultural.
Atividade Curricular Em Exercício
Grupos de Estudo Históricos I
Aprofundamento
dos aspectos históricos relacionados ao campo educacional, à prática
pedagógica e a questões de interesse do professor. Discussão e análise
das possibilidades de construção de práticas educativas / pedagógicas
e do conhecimento através das diferentes linguagens trabalhadas nas
atividades do eixo articulador.
Viagem de Estudo/Aulas Passeio
Pesquisas
in loco com ênfase na exploração de aspectos históricos e socioculturais ligados aos conteúdos em desenvolvimento,
objetivando re-significá-los em práticas educacionais.
Atividade Curricular de Registro e Produção
Produção de Leitura Fílmica I
Exibição
de filmes, leitura fílmica e produção de textos.
Memorial
Intervenção no texto produzido para a seleção
a partir das construções processadas durante as atividades curriculares
do ciclo.
Produção
Científica
Produção,
individual ou em co-autoria de textos, que possam ser publicados, sobre
temáticas em discussão.
VOLTA
PARA O INÍCIO DA PÁGINA
2. EIXO ARTICULADOR
– Educação e Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão
Atividade Curricular Temática
Palestra:
Gestão de Responsabilidade Social
Fomento
das responsabilidades inerentes ao professor como sujeito do processo
de aprendizagem. Identificação de espaços de aprendizagem, que articulam
saberes produzidos socialmente.
Seminário: Relato de Projetos de Ensino e Extensão
Apresentação
de projetos de ensino e extensão, em andamento ou experiências anteriores,
com a finalidade de discussão e análise crítica por parte dos professores.
Oficina de Projetos Escolares
Apresentação
de projetos desenvolvidos em escolas, para discussão e análise crítica,
re-significando a prática docente.
Oficinas de Projetos Sociais
Identificação
de projetos sociais no entorno das comunidades escolares para apresentação
e discussão do papel do professor na prática pedagógica, estabelecendo
relações entre a formação do professor e as políticas vigentes.
Atividade Curricular Em Exercício
Oficina de Projetos de Pesquisa e de Atuação
Desenvolvimento
de projetos de pesquisa e atuação, compreendendo-os como instrumentos
técnicos e epistemológicos para a organização e construção da vida social
e acadêmica e instrumentos políticos quando subsidiam ações de organizações
governamentais e não-governamentais.
Atividade Curricular de Registro e Produção
Memorial
Intervenção no texto produzido para a seleção
a partir das construções processadas durante as atividades curriculares
do ciclo.
Produção
Científica
Produção,
individual ou em co-autoria de textos, que possam ser publicados, sobre
temáticas em discussão.
VOLTA
PARA O INÍCIO DA PÁGINA
3. EIXO ARTICULADOR
– Educação e Linguagens
Atividade
Curricular Temática
Palestra:
Educação e Linguagens – TODO RISCO
Características
da produção cultural ao longo da história da humanidade e sua expressão
através das diversas linguagens.
Leitura Fílmica II
A
linguagem videográfica, considerações sobre a leitura crítica da imagem.
Exibição e discussão do vídeo “Janelas da Alma”
Produção
Científica
Produção,
individual ou em co-autoria de textos, que possam ser publicados, sobre
temáticas em discussão.
Oficina: Todo Risco Literatura
Características gerais de linguagem literária
e suas formas concretas de apresentação. Exercícios de leituras. Exercícios
de criação.
Oficina: Todo Risco
As múltiplas possibilidades de aprender
e ensinar matemáticas, numa etapa inicial de escolarização. Número,
espaço, forma e tratamento da informação - uma introdução ao universo
da matemática.
Oficina: Todo Risco Tecnologia
Introdução
ao universo da informática e as possibilidades didático-metodológica
para a formação e o ensino no ambiente digital e no ambiente de rede. Problematizar a relação educação e tecnologia; compreensão da chamada
pedagogia dos meios ou educação-para-os-meios em sua inter-relação
com a formulação de novas prática pedagógicas em que se estimula a convergência
de diferentes linguagens, a saber, o audiovisual, a Internet, o rádio,
a fotografia, etc.
Oficina: Todo Risco Ciência
Oficina: Todo Risco Artes Visuais
As
múltiplas possibilidades de expressão humana
através de códigos não-lingüísticos. O
uso do suporte analógico e do suporte digital.
Oficina: Todo Risco Letramento
Ler
e escrever como práticas socioculturais e o letramento como fator de
participação nas práticas de leitura e escrita da sociedade.
Leitura Fílmica III
A
linguagem videográfica, considerações sobre a leitura crítica da imagem.
Exibição e discussão do vídeo “Raízes do Brasil”
Grupos de Estudos Literários I
Aprofundamento
dos aspectos literários relacionados ao campo educacional, à prática
pedagógica e a questões de interesse do professor. Discussão e análise
das possibilidades de construção de práticas educativas / pedagógicas
e do conhecimento através das diferentes linguagens trabalhadas nas
atividades do eixo articulador.
Grupos de Estudos Matemáticos I
Aprofundamento
dos aspectos matemáticos relacionados à prática pedagógica nas séries
iniciais do ensino fundamental e à questões de interesse do professor.
Discussão e análise das possibilidades de construção de práticas educativas
/ pedagógicas e do conhecimento através das diferentes linguagens trabalhadas
nas atividades do eixo articulador.
Grupos de Estudos Científicos I
Aprofundamento
dos aspectos científicos relacionados à prática pedagógica nas séries
iniciais do ensino fundamental e à questões de interesse do professor.
Discussão e análise das possibilidades de construção de práticas educativas
/ pedagógicas e do conhecimento através das diferentes linguagens trabalhadas
nas atividades do eixo articulador.
Grupos de Estudos Geográficos I
Aprofundamento
dos aspectos geográficos relacionados à prática pedagógica nas séries
iniciais do ensino fundamental e à questões de interesse do professor.
Discussão e análise das possibilidades de construção de práticas educativas
/ pedagógicas e do conhecimento através das diferentes linguagens trabalhadas
nas atividades do eixo articulador.
Atividade Curricular Em Exercício
Cartografando a Cidade a partir da Própria Escola
Representação
do espaço Salvador a partir da escola através de: mapas, textos escritos,
pinturas, colagens, desenhos, maquetes, gráficos, programas radiofônicos,
vídeos, outdoors, peças públicas, painéis de foto e qualquer manifestação.
Viagem de estudo; aula passeio
Pesquisas
in loco com ênfase na exploração de aspectos históricos e socioculturais ligados aos conteúdos em desenvolvimento,
objetivando re-significá-los em práticas educacionais.
Atividade Curricular de Registro e Produção
Memorial
Intervenção no texto produzido para a seleção
a partir das construções processadas durante as atividades curriculares
do ciclo.
Produção
Científica
Produção,
individual ou em co-autoria de textos, que possam ser publicados, sobre
temáticas em discussão.
VOLTA
PARA O INÍCIO DA PÁGINA
4. EIXO ARTICULADOR
– Educação e Práticas Docentes
Atividade Curricular Temática
Palestra: E Foram / São Tantos os Professores
Os
variados espaços, circunstâncias e agentes envolvidos na formação do
sujeito na contemporaneidade. Papel da escola e dos agentes escolares
na sistematização de saberes e construção de singularidades.
Seminário: Teorias de Currículo
Aprofundamento
de temas relacionados ao cotidiano dos professores e a construção curricular;
o currículo e a formação de professores. Práticas educacionais e as
bases epistemológicas do currículo escolar.
Seminário: Metodologias de Ensino
Fundamentos
dos processos pedagógicos relacionados ao cotidiano dos professores,
levando em consideração os saberes específicos das diversas áreas do
conhecimento, estabelecendo práticas docentes que possibilitem a construção
do conhecimento.
Seminário: Tecnologias
Desafio
da informática da educação para o século XXI.
Oficina: Eu Professor(a) Pensando a Prática
Pedagógica
Exposição,
em variadas linguagens, de práticas pedagógicas vigentes, imaginadas.
Análises dessas práticas à luz de teorias pedagógicas.
Grupos de Estudo: Temas dos Seminários
Discussão
e análise dos temas contemplados pelas atividades (palestras, seminários
e oficinas) do eixo articulador durante o ciclo, relacionados à prática
docente: teorias curriculares, tecnologias contemporâneas e metodologia
de ensino.
Atividade Curricular Em Exercício
Atividade de Campo: Convivendo em outros Espaços
Pesquisas
in loco com ênfase na exploração de aspectos históricos e socioculturais ligados aos conteúdos em desenvolvimento,
objetivando re-significá-los em práticas educacionais.
Atividade Curricular de Registro e Produção
Memorial
Intervenção no texto produzido para a seleção
a partir das construções processadas durante as atividades curriculares
do ciclo.
Produção
Científica
Produção,
individual ou em co-autoria de textos, que possam ser publicados, sobre
temáticas em discussão.
VOLTA
PARA O INÍCIO DA PÁGINA
5. EIXO ARTICULADOR
– Educação e Políticas Públicas
Atividade Curricular Temática
Palestra:
Uso, Conhecimento e Valorização dos Recursos Públicos
Análise
das políticas públicas para a educação no Brasil, particularmente em
função da expansão do ensino superior no país, considerando aqueles
princípios fundamentais ao exercício da coisa pública, isto é, imparcialidade,
transparência, responsabilidade e as estratégias de aplicação e alocação
dos recursos públicos.
Mesa Redonda: Educação: Preservação ou Ruptura
Compreensão
do processo educativo enquanto um constructo histórico, portanto, atravessado
pelos acontecimentos políticos e sociais de cada época. Nesse sentido,
a educação será sempre a expressão dos dispositivos intelectuais e materiais
produzidos pelos sujeitos, podendo servir à emancipação ou à preservação
de práticas totalitárias e monológicas.
Mesa Redonda: Políticas Públicas Educacionais
A
função social da escola, seus limites e possibilidades em face do imperativo
legal. A regulamentação da educação pública, suas normas e leis. Em
busca de uma nova agenda para a escola que assuma o compromisso com
as demandas postas pela contemporaneidade, tais como a informática,
o uso das tecnologias da imagem e o papel social das mídias.
Oficina: Cidadania e textos on-line
Leitura
e análise de textos sobre cidadania. Produção de textos no rascunho
digital na Faced/UFBA, considerando~: os modos de produção do discurso
escolar e sua relação com as estratégias individuais e coletivas de
formulação de políticas para a educação; os micropoderes e as novas
formas de disciplinamento; o fisiologismo como estratégia de fabricação
do instituído.
Seminário: O Dito e o Maldito na LDB Lei 9394/96
As
finalidades e o objetivo da educação. A cidadania como prática e como
retórica na L.D.B. O discurso da inclusão pela via do desenvolvimento
das competências e habilidades. O lícito, o legal e a ética
na educação. Qualificação e
formação para a diversidade: entre o discurso multicultural e
a tradição escolar.
Leitura Fílmica V
Exibição
de Vídeo sobre a Vida e a Obra de Anísio Teixeira; Mostra e Leitura
de Documentos Históricos
Atividade Curricular Em Exercício
Inventário dos Recursos Existentes nas Escolas
Atividade Curricular de Registro e Produção
Memorial
Intervenção no texto produzido para a seleção
a partir das construções processadas durante as atividades curriculares
do ciclo.
VOLTA
PARA O INÍCIO DA PÁGINA
|