PROJETO SALVADOR ---> SITE EM CONSTRUÇÃO/REFORMA

Programa de Formação de Professores da FACED/UFBA


EMENTAS

1. EIXO ARTICULADOR – Educação e Conhecimento ao Longo da História
2. EIXO ARTICULADOR –  Educação e Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão
3. EIXO ARTICULADOR –  Educação e Linguagens
4. EIXO ARTICULADOR – Educação e Práticas Docentes
5. EIXO ARTICULADOR –  Educação e Políticas Públicas

 
1. EIXO ARTICULADOR – Educação e Conhecimento ao Longo da História


Atividade Curricular Temática

Seminário de Abertura

O projeto e suas características curriculares. Temas das atividades curriculares e suas relações com os eixos articuladores. Inscrição nas atividades curriculares elencadas.

Palestra: Lazer, Cinema e Educação na Bahia

Exame da modernidade enquanto um projeto inconcluso e amplo, de conotações culturais, estéticas, sociais, raciais,  políticas e educacionais. Seus reflexos na construção das políticas educacionais e políticas públicas na Bahia e no Brasil.

Leitura Fílmica I

A linguagem videográfica, considerações sobre a leitura crítica da imagem. Exibição e discussão do vídeo “Raízes do Brasil”

Oficina de Lazer:

Dimensões ética, estética e lúdica na formação do professor, compreendendo que o ato pedagógico só se produz em um ambiente que permita, àqueles envolvidos no processo, re-significar a dimensão da aprendizagem para além da esfera da cognição, implicando ainda uma subversão nas maneiras tradicionais de ensinar e aprender.

Conversando sobre Cinema

A construção da linguagem cinematográfica e os principais movimentos estéticos do cinema. O cinema no contexto da pedagogia e da indústria cultural.


Atividade Curricular Em Exercício

Grupos de Estudo Históricos I

Aprofundamento dos aspectos históricos relacionados ao campo educacional, à prática pedagógica e a questões de interesse do professor. Discussão e análise das possibilidades de construção de práticas educativas / pedagógicas e do conhecimento através das diferentes linguagens trabalhadas nas atividades do eixo articulador.

Viagem de Estudo/Aulas Passeio

Pesquisas in loco com ênfase na exploração de aspectos históricos e socioculturais   ligados aos conteúdos em desenvolvimento, objetivando re-significá-los em práticas educacionais. 


Atividade Curricular de Registro e Produção

Produção de Leitura Fílmica I

Exibição de filmes, leitura fílmica e produção de textos.

Memorial

Intervenção no texto produzido para a seleção a partir das construções processadas durante as atividades curriculares do ciclo.

Produção Científica

Produção, individual ou em co-autoria de textos, que possam ser publicados, sobre temáticas em discussão.

 
VOLTA PARA O INÍCIO DA PÁGINA


2. EIXO ARTICULADOR –  Educação e Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão

Atividade Curricular Temática

Palestra: Gestão de Responsabilidade Social

Fomento das responsabilidades inerentes ao professor como sujeito do processo de aprendizagem. Identificação de espaços de aprendizagem, que articulam saberes produzidos socialmente.

Seminário: Relato de Projetos de Ensino e Extensão

Apresentação de projetos de ensino e extensão, em andamento ou experiências anteriores, com a finalidade de discussão e análise crítica por parte dos professores.

Oficina de Projetos Escolares

Apresentação de projetos desenvolvidos em escolas, para discussão e análise crítica, re-significando a prática docente.

Oficinas de Projetos Sociais

Identificação de projetos sociais no entorno das comunidades escolares para apresentação e discussão do papel do professor na prática pedagógica, estabelecendo relações entre a formação do professor e as políticas vigentes.


Atividade Curricular Em Exercício

Oficina de Projetos de Pesquisa e de Atuação

Desenvolvimento de projetos de pesquisa e atuação, compreendendo-os como instrumentos técnicos e epistemológicos para a organização e construção da vida social e acadêmica e instrumentos políticos quando subsidiam ações de organizações governamentais e não-governamentais.


Atividade Curricular de Registro e Produção
       

Memorial

Intervenção no texto produzido para a seleção a partir das construções processadas durante as atividades curriculares do ciclo.

Produção Científica

Produção, individual ou em co-autoria de textos, que possam ser publicados, sobre temáticas em discussão.

  VOLTA PARA O INÍCIO DA PÁGINA

3. EIXO ARTICULADOR –  Educação e Linguagens

Atividade Curricular Temática

Palestra: Educação e Linguagens – TODO RISCO

Características da produção cultural ao longo da história da humanidade e sua expressão através das diversas linguagens. 

Leitura Fílmica II

A linguagem videográfica, considerações sobre a leitura crítica da imagem. Exibição e discussão do vídeo “Janelas da Alma”

Produção Científica

Produção, individual ou em co-autoria de textos, que possam ser publicados, sobre temáticas em discussão.

Oficina: Todo Risco Literatura

Características gerais de linguagem literária e suas formas concretas de apresentação. Exercícios de leituras. Exercícios de criação.

Oficina: Todo Risco

            As múltiplas possibilidades de aprender e ensinar matemáticas, numa etapa inicial de escolarização. Número, espaço, forma e tratamento da informação - uma introdução ao universo da matemática.

Oficina: Todo Risco Tecnologia

Introdução ao universo da informática e as possibilidades didático-metodológica para a formação e o ensino no ambiente digital e no ambiente de rede.  Problematizar a relação educação e tecnologia; compreensão da chamada pedagogia dos meios  ou educação-para-os-meios em sua inter-relação com a formulação de novas prática pedagógicas em que se estimula a convergência de diferentes linguagens, a saber, o audiovisual, a Internet, o rádio, a fotografia, etc.

Oficina: Todo Risco Ciência

Oficina: Todo Risco Artes Visuais

As múltiplas possibilidades de expressão humana através de códigos não-lingüísticos. O uso do suporte analógico e do suporte digital.

Oficina: Todo Risco Letramento

Ler e escrever como práticas socioculturais e o letramento como fator de participação nas práticas de leitura e escrita da sociedade.

Leitura Fílmica III

A linguagem videográfica, considerações sobre a leitura crítica da imagem. Exibição e discussão do vídeo “Raízes do Brasil”

Grupos de Estudos Literários I

Aprofundamento dos aspectos literários relacionados ao campo educacional, à prática pedagógica e a questões de interesse do professor. Discussão e análise das possibilidades de construção de práticas educativas / pedagógicas e do conhecimento através das diferentes linguagens trabalhadas nas atividades do eixo articulador.

Grupos de Estudos Matemáticos I

Aprofundamento dos aspectos matemáticos relacionados à prática pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental e à questões de interesse do professor. Discussão e análise das possibilidades de construção de práticas educativas / pedagógicas e do conhecimento através das diferentes linguagens trabalhadas nas atividades do eixo articulador.

Grupos de Estudos Científicos I

Aprofundamento dos aspectos científicos relacionados à prática pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental e à questões de interesse do professor. Discussão e análise das possibilidades de construção de práticas educativas / pedagógicas e do conhecimento através das diferentes linguagens trabalhadas nas atividades do eixo articulador.

Grupos de Estudos Geográficos I

Aprofundamento dos aspectos geográficos relacionados à prática pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental e à questões de interesse do professor. Discussão e análise das possibilidades de construção de práticas educativas / pedagógicas e do conhecimento através das diferentes linguagens trabalhadas nas atividades do eixo articulador.


Atividade Curricular Em Exercício

Cartografando a Cidade a partir da Própria Escola

Representação do espaço Salvador a partir da escola através de: mapas, textos escritos, pinturas, colagens, desenhos, maquetes, gráficos, programas radiofônicos, vídeos, outdoors, peças públicas, painéis de foto e qualquer manifestação.

Viagem de estudo; aula passeio

Pesquisas in loco com ênfase na exploração de aspectos históricos e socioculturais   ligados aos conteúdos em desenvolvimento, objetivando re-significá-los em práticas educacionais. 


Atividade Curricular de Registro e Produção

Memorial

Intervenção no texto produzido para a seleção a partir das construções processadas durante as atividades curriculares do ciclo.

Produção Científica

Produção, individual ou em co-autoria de textos, que possam ser publicados, sobre temáticas em discussão.

  VOLTA PARA O INÍCIO DA PÁGINA

4. EIXO ARTICULADOR – Educação e Práticas Docentes


Atividade Curricular Temática

Palestra:  E Foram / São Tantos os Professores

Os variados espaços, circunstâncias e agentes envolvidos na formação do sujeito na contemporaneidade. Papel da escola e dos agentes escolares na sistematização de saberes e construção de singularidades.

Seminário: Teorias de Currículo

Aprofundamento de temas relacionados ao cotidiano dos professores e a construção curricular; o currículo e a formação de professores. Práticas educacionais e as bases epistemológicas do currículo escolar.

Seminário: Metodologias de Ensino

Fundamentos dos processos pedagógicos relacionados ao cotidiano dos professores, levando em consideração os saberes específicos das diversas áreas do conhecimento, estabelecendo práticas docentes que possibilitem a construção do conhecimento.

Seminário: Tecnologias

Desafio da informática da educação para o século XXI.

Oficina: Eu Professor(a) Pensando a Prática Pedagógica

Exposição, em variadas linguagens, de práticas pedagógicas vigentes, imaginadas. Análises dessas práticas à luz de teorias pedagógicas.

Grupos de Estudo: Temas dos Seminários

Discussão e análise dos temas contemplados pelas atividades (palestras, seminários e oficinas) do eixo articulador durante o ciclo, relacionados à prática docente: teorias curriculares, tecnologias contemporâneas e metodologia de ensino.


Atividade Curricular Em Exercício

Atividade de Campo: Convivendo em outros Espaços

Pesquisas in loco com ênfase na exploração de aspectos históricos e socioculturais   ligados aos conteúdos em desenvolvimento, objetivando re-significá-los em práticas educacionais. 


Atividade Curricular de Registro e Produção

Memorial

Intervenção no texto produzido para a seleção a partir das construções processadas durante as atividades curriculares do ciclo.

 Produção Científica

Produção, individual ou em co-autoria de textos, que possam ser publicados, sobre temáticas em discussão.
  

 VOLTA PARA O INÍCIO DA PÁGINA

5. EIXO ARTICULADOR –  Educação e Políticas Públicas


Atividade Curricular Temática

Palestra: Uso, Conhecimento e Valorização dos Recursos Públicos

Análise das políticas públicas para a educação no Brasil, particularmente em função da expansão do ensino superior no país, considerando aqueles princípios fundamentais ao exercício da coisa pública, isto é, imparcialidade, transparência, responsabilidade e as estratégias de aplicação e alocação dos recursos públicos.

Mesa Redonda: Educação: Preservação ou Ruptura

Compreensão do processo educativo enquanto um constructo histórico, portanto, atravessado pelos acontecimentos políticos e sociais de cada época. Nesse sentido, a educação será sempre a expressão dos dispositivos intelectuais e materiais produzidos pelos sujeitos, podendo servir à emancipação ou à preservação de práticas totalitárias e monológicas.

Mesa Redonda: Políticas Públicas Educacionais

A função social da escola, seus limites e possibilidades em face do imperativo legal. A regulamentação da educação pública, suas normas e leis. Em busca de uma nova agenda para a escola que assuma o compromisso com as demandas postas pela contemporaneidade, tais como a informática, o uso das tecnologias da imagem e o papel social das mídias.

Oficina: Cidadania e textos on-line

Leitura e análise de textos sobre cidadania. Produção de textos no rascunho digital na Faced/UFBA, considerando~: os modos de produção do discurso escolar e sua relação com as estratégias individuais e coletivas de formulação de políticas para a educação; os micropoderes e as novas formas de disciplinamento; o fisiologismo como estratégia de fabricação do instituído.

Seminário: O Dito e o Maldito na LDB Lei 9394/96

As finalidades e o objetivo da educação. A cidadania como prática e como retórica na L.D.B. O discurso da inclusão pela via do desenvolvimento das competências e habilidades. O lícito, o legal e a ética  na educação. Qualificação e  formação para a diversidade: entre o discurso multicultural e a tradição escolar.

Leitura Fílmica V

Exibição de Vídeo sobre a Vida e a Obra de Anísio Teixeira; Mostra e Leitura de Documentos Históricos


Atividade Curricular Em Exercício

Inventário dos Recursos Existentes nas Escolas


Atividade Curricular de Registro e Produção

Memorial

Intervenção no texto produzido para a seleção a partir das construções processadas durante as atividades curriculares do ciclo.

VOLTA PARA O INÍCIO DA PÁGINA
Responsável: Aracele Cunha - aracele@ufba.br